sexta-feira, 26 de agosto de 2016

MINERAL

RIÓLITO
Rocha magmática porfirítica de formação vulcânica, originária de lava. É um equivalente do granito. Rocha ácida contendo mais de 65% de sílica e mais de 10% de quartzo. Rocha formada pelo resfriamento da lava, resultante de uma erupção violenta. Os vulcões de riólito são frequentemente de escape e liberam muito de materiais fragmentados. Textura: massa mineral principal muito fina e de cor escura quase preta. Com manchas (cristais grandes) cinzentas, brancas, leitosas e acastanhadas, algumas vítreas. Seus componentes minerais maiores em destaque são o quartzo, feldspato e mica. Os minerais acessórios são a biotita e o piroxênio. A hornblenda e a augita estão presentes, alem da tridimita e cristobalita. Diz-se do riólito, uma rocha magmática, que apresenta fenocristais (cristais grandes) disseminados numa massa vítrea ou finamente cristalizada. Os riólitos são encontrados em todas as partes da Terra e em todas as idades geológicas. Amostra italiana.

4 comentários:

  1. Peço desculpa pelo comentário, mas gostaria de saber se tem a certeza da identificação da rocha da imagem como riólito. Eu julgava que era uma rocha clara e com cristais muito reduzidos.

    ResponderExcluir
  2. ATENÇÃO: Temos visto que muitas pessoas tem PEDRAS, OURO E JOIAS e não sabem o seu tipo, valor e nem para quem vender os mesmos.
    Assim, se precisar podemos te ajudar a IDENTIFICAR e também em VENDER o que possui pelo melhor valor.
    Entre em Contato por e-mail: cristaisbrasileiros@gmail.com ou Whats: (054)99627-6129.

    ResponderExcluir
  3. amei tudooo tenho algumas rochas comigo

    ResponderExcluir
  4. tenho rochas comigo amoo pedras

    ResponderExcluir