terça-feira, 5 de março de 2013

FÓSSEIS

CARDOCERAS

Uma concha do gênero das amonitas. O nome deste cefalópode (grego, cefalo=cabeça e pode=pé) era por que tinham os pés e a cabeça juntos. Já amonita vem de Amon, divindade egípcia, rei dos deuses. Amon era retratado como um homem com os chifres de carneiro enrolado e saindo dos dois lados de sua cabeça. As primeiras conchas de amonites apareceram no Devoniano. O tamanho do Cardoceras variava de menos um centímetro a dois metros. Esta espécie apareceu no Jurássico e extinguiu-se no Cretáceo. Estes fósseis são também chamados de fósseis-índice ou fósseis-guias, pois indica a idade das rochas. Esta parte da paleontologia é o estudo da bioestratigrafia. Em alguns deste fósseis a parte preta foi petrificada por ferro, está piritizada por sulfeto de ferro.

Um comentário:

  1. Olá querido amigo Lauro Juarez , tudo bem?
    Parabéns pelo seu Blog e espero que seja útil àqueles que gostariam de saber sobre esse assunto específico , que carece de informações.
    O primeiro passo foi dado e agora precisa divulgar o Blog , para maior número de pessoas , que irão compartilhar com você , interagindo diariamente no seu Blog.
    Parabéns.
    Tridécimo Peregrino Renato Luiz Lucatelli Viana.

    ResponderExcluir