terça-feira, 11 de novembro de 2014

MINERAL

GIPSITA
Sulfato de cálcio hidratado.  CaSO42H2O. Sistema cristalino: monoclínico-prismático. Porcentagem química: 32,6% CaO + 46,5% + SO3 + 20,9% H2O. Clivagem: perfeita em três direções, produzindo facilmente lâminas delgadas, com superfície concóide. Fratura: fibrosa e irregular. Dureza: 2. Densidade: 2,32. Brilho: usualmente vítreo, podendo ser nacarado e sedoso. Cor: incolor, branco, cinzento, podendo ser amarelo, vermelho, castanho, por causa das impurezas. Diafaneidade: Transparente a translúcido. Traço: branco ou transparente. Fusibilidade: fusível. Morfologia: forma compacta, fibrosa, tabular ou com cristais maclados (em ponta de lança). Ocorrências: a gipsita é um sulfato comum, encontrando-se em depósitos sedimentares extensos em todo o mundo. Uso: a gipsita é usada principalmente para produção do gesso, cimento, ácido sulfúrico, giz, vidro, esmalte e na produção de cerveja e como corretivo de solo. A sonda Opportunity detectou gipsita em Marte, uma evidência em que houve movimentação de corrente de água na superfície do planeta no passado. Amostras minerais extraídas em Trindade-PE e doadas pela mineradora Alencar e Parente Mineração Ltda. 

4 comentários:

  1. bom dia irmão, gostaria de parabeniza-lo pelo blog e aproveitar a oportunidade para convidá-lo a fazer parte do site geografando.com ...estamos abrindo vagas para autores voluntários, o site é sem fins lucrativos e ajuda a promover as geociencias..entre em contato pelo e-mail gabriellookfire@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Grata.
    Os cientistas precisam talvez acreditar que no nosso sistema solar , só resta a Terra habitável. O resto já foi...

    ResponderExcluir
  3. ATENÇÃO: Temos visto que muitas pessoas tem PEDRAS, OURO E JOIAS e não sabem o seu tipo, valor e nem para quem vender os mesmos.
    Assim, se precisar podemos te ajudar a IDENTIFICAR e também em VENDER o que possui pelo melhor valor.
    Entre em Contato por e-mail: cristaisbrasileiros@gmail.com ou Whats: (054)99627-6129.

    ResponderExcluir
  4. Simples e simples, Benjamin Lee é a pessoa mais simpática e o melhor oficial de empréstimo a seu serviço. Tivemos um caminho muito acidentado durante todo o nosso processo de renovação do negócio, devido a circunstâncias sem fundos. O Sr. Ben ficou em cima de todas as partes para garantir que tudo se mantivesse nos trilhos, a fim de cumprir nosso prazo apertado para fechar nosso empréstimo. Apreciamos tudo o que ele fez por nós e recomendamos altamente ele e sua empresa de empréstimo a qualquer um que queira obter financiamento. Mais uma vez obrigado, Sr. Ben.
    Entre em contato com o Sr. BEN On: 247officedept@gmail.com Também no Whatsapp : +1-989-394-3740.

    ResponderExcluir